Visão complexa para uma forma complexa de agir (Complex vision for a complex form of action)

Resumo:
Este artigo contém uma introdução à abordagem científica denominada “pensamento complexo”, complementa a visão tradicional e racionalista da ciência, oriunda do século XVII. Os autores mostram que coexistem hoje várias formas de se pensar a produção de conhecimento. Evidenciam também que a forma com que se organiza essa produção tem muito a ver com a própria organização da sociedade, da economia e do trabalho. Por exemplo, a ciência tradicional se desenvolveu a partir da lógica da revolução industrial. Já o pensamento complexo é fruto tanto das transformações sociais como de descobertas científicas atuais e relevantes na Física, na Matemática, na Biologia, na Cibernética e nas Ciências Sociais. O texto termina mostrando que a visão complexa da ciência é fundamental para transformar as formas de pensar e de agir em saúde, particularmente, para a vigilância sanitária, para a formação de pessoas e para a gestão dos serviços.

Palavras chave: Pensamento científico; Teoria da Complexidade; Ciência tradicional; Racionalismo.

Clique para Baixar o Artigo completo Visão complexa para uma forma complexa de agir (Complex vision for a complex form of action) (Cecília Minayo e Júlio Tôrres)



Organização Fractal: um modelo e sugestões para gestão

Resumo:
Este artigo apresenta um modelo para uma organização fractal e sugestões para uma gestão compatível com as necessidades geradas pela mudança de época do industrialismo para o informacionalismo, o que está a exigir uma forma diferenciada de gestão.

Palavras chave: Complexidade, Fractal, Gestão, Organização fractal, Visão de Mundo.

Clique para Baixar o Artigo completo Organização Fractal: Um Modelo e Sugestões para Gestão (Fractal organization: a model and suggestions for management) (Júlio Tôrres e Cezar Wagner)



Cinta de Möebius: uma metáfora para o processo educativo numa visão fractal

Resumo:
O objetivo deste trabalho é apresentar as lições que podemos tirar da Cinta de Möebius para o processo educativo numa Visão Fractal de Educação. O trabalho tem a sua essência nas características da Cinta de Möebius e da Teoria dos Fractais, preconizando a unicidade fractal do processo educativo, tratando Ensino–Aprendizagem–Avaliação–Desenvolvimento-do-Ser como um todo complexo – tecido junto.

Palavras chave: Cinta de Möebius, Complexidade, Educação, fractal, Pensamento complexo.

Clique para Baixar o Artigo completo Cinta de Möebius: uma metáfora para o processo educativo numa visão fractal
(Júlio Tôrres)



Marco Teórico para Estratégia de (Re)Estruturação

Resumo:
Este trabalho apresenta a influência das Visões de Mundo – Mecânica, Mercadológica e Complexa – que estão competindo no contexto da atual Mudança de Época, mostrando quais as implicações de cada uma destas Visões de Mundo na atuação dos estrategistas e dando ênfase para a necessidade, cada vez mais premente, da Visão Complexa de Mundo para a (Re)Estruturação de Estratégia de (Re)Estruturação das organizações.

Palavras chave: Complexidade, Estratégia, Fractal, Pensamento Complexo, Visão de Mundo.

Clique para Baixar o Artigo completo Marco Teórico para Estratégia de Reestruturação (Júlio Tôrres e José de Souza Silva)


Teoria da Complexidade: uma nova visão de mundo para a estratégia

Resumo:
Este trabalho apresenta as Visões de Mundo – Mecanicista, Econômica e Complexa – que estão competindo no contexto da atual Mudança de Época, mostrando quais as implicações de cada uma destas Visões de Mundo e dando ênfase para a necessidade, cada vez mais premente, da Visão Complexa de Mundo para a Estratégia das organizações, a partir das lições da Teoria do Caos e das características dos Fractais.

Palavras chave: Caos, Fractal, Teoria da complexidade.

Clique para Baixar o Artigo completo Teoria da Complexidade: uma nova visão de mundo para a estratégia (Júlio Tôrres)


Voltar Início
Google